História e como é feito um tambor de aço

O tambor de aço foi criado no final do século XIX, para a industria petrolífera que precisava de uma alternativa para os barris de madeira que vazavam. Mas os primeiros toneis de aço também vazavam pelas emendas soldadas, uma solda aperfeiçoada provou ser solução, dando ao recipiente uma reputação impermeável. Tornou- se um produto que cumpre o que promete.

 

Como é feito um tambor de aço

Antes da produção é necessário verificar a espessura da folha de aço que será usada para o corpo do tonel, a espessura varia de acordo com o produto a ser armazenado. Uma máquina conhecida como Tesourão, é responsável por cortar o aço que chega à fabrica todo enrolado. Em seguida as folhas cortadas são direcionadas a uma máquina de formação que a enrola no formato da carcaça de um tonel, em seguida a carcaça é empurrada para um soldador de resistência elétrica, que gera calor para soldar a emenda lateral, fundindo-a tanto pelo lado de dentro quanto o lado de fora.

Em seguida os tonéis são direcionados para uma máquina de confeccionar bordas, que estica e pressiona as bordas externas em ambas as pontas, criando as bordas. Em seguida o tambor vai para uma máquina responsável por fazer os vincos ao corpo do tonel, também conhecidos como aros circulares, que tem como objetivo acrescentar rigidez as carcaças dos tambores.

 

Tampa e Fundo do Tambor

Uma prensa de estampar corta e da forma ao fundo do tonel, de uma só vez. Uma esteira leva o fundo pela linha de montagem, para uma plataforma giratória, medida que o fundo tonel gira pela plataforma, um bico despeja selante, para revesti-lo completamente. Da mesma forma são feitas as tampas dos tonéis, porém como algumas diferenças, como no caso da borda externa, que utiliza-se de uma medida precisa, através de rolos que a confeccionam.

Feito a tampa, encaixes de aço são posicionados em uma prensa, que instantaneamente fazem o furo e a prensa dos encaixes de uma só vez. O objetivo dos furos são, um para abrir e fechar o tonel e o outro para ventilação.

 

Junção das Partes do Tambor

Terminado todo o processo as carcaças vão para uma esteira que se juntam as tampas dos toneis. Empurradores automáticos levam as tampas para baixo das carcaças, que são unidas através de uma abraçadeira de borda giratória, que cria uma emenda entrelaçada chamada de “borda de barril”, que tem o acabamento sendo achatada por outro rolo.

Braços mecanizados giram o barril para que o fundo seja instalado, para juntar o fundo a carcaça os braços formam outra borda. A emenda entrelaçada do fundo é feita de 7 camadas de aço, tornando-a a prova de vazamentos. Isso é um fator importante, já que os tonéis de aço são bastante utilizados para transportar materiais perigosos e inflamáveis.

 

Teste de Inspeção do Tambor

Feito todo o processo os toneis são movidos para a estação de testes, onde inspetores injetam ar em cada tonel para a verificação de possíveis vazamentos nas emendas, que são verificados através de sabão que são utilizados. Em caso de bolhas, significa que há um problema.

 

Pintura do Tambor de Aço

Para finalizar o processo os tonéis de aço são enviados para uma cabine de pintura, aonde pistolas despejam jatos de tinta, que em seguida passa por um forno, para garantir a secagem absoluta da tinta. A espessura da tinta é medida por uma ferramenta especial, que garante que a tinta seja grossa o bastante para suportar a ferrugem.

 

Acabamento do Tambor de Aço

As aberturas são fechadas de modo manual por um funcionário da industria, que coloca um selo temporário na abertura, para evitar adulteração. Enfim todo o processo está finalizado e os tonéis de aço estão prontos para serem utilizados.

Sobre a loja

A iTambor é referência em produção de tambor decorativo e ítens exclusivos. Personalize o seu tambor com a cor, forma e tamanho que desejar.

Social
Pague com
  • PayPal
  • PagSeguro
Selos

ITAMBOR COMERCIO LTDA - EPP - CNPJ: 28.918.333/0001-13 © Todos os direitos reservados. 2017